sexta-feira, dezembro 01, 2006

Curriculo Vitae

Firmino Luís Ferreira Augusto, nascido em Lisboa a 09 de Outubro de 1941, desde muito jovem teve um grande apelo para as Artes Plásticas, tendo sido premiado na Escola Secundária Pedro Nunes:
Aos 13 anos – pintura a guache (40 x 27 cm), incluída no Compêndio de Desenho para o primeiro ciclo dos Liceus (págª 96) da autoria do professor Alfredo Betâmio de Almeida.
Aos 15 anos – 1º prémio no concurso de Pintura (Presépios – nível 5º ano).
Aos 17 anos – 1º prémio no concurso/projecto do emblema dos finalistas.
A sua vida profissional, com comissões de serviço em Africa e na Europa permitiram-lhe o contacto estreito com outras culturas e povos, tendo tido a oportunidade de alargar os seus conhecimentos como autodidata, abordando diversas temáticas surrealistas e expressionistas com médiuns diversificados tais como o guache e aguarela. Em simultâneo abordou a potencialidade da expressão plástica de vários materiais em suportes diferenciados.
Em 2002, retomou com disponibilidade total a sua veia artística, matriculando-se no Curso de Iniciação à Pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA).
Frequentou simultaneamente o curso teórico de “Temas de Estética e Teorias da Arte Contemporânea”.
Em 31 de Julho de 2006, foi convidado pelo Professor Coordenador do Curso de Iniciação à Pintura (Pintor Jaime Silva), a frequentar o “Atelier Livre” no ano lectivo de 2006/2007.
Os seus trabalhos têm sido apresentados nas exposições finais dos anos lectivos da SNBA, e em exposições colectivas de iniciativa particular.
É sócio titular nrº 4099 da SNBA.

Sem comentários: